Teçá Comunicação Estratégica

Blog

blog_images
  • Autor - Teça
  • |
  • Postado em 27/06/2016

Mude hábitos e melhore sua produtividade

Manter um bom nível de produtividade tem se tornado um grande desafio com tantas distrações à nossa disposição. A produtividade não se restringe somente ao aspecto profissional, mas está ligada a toda nossa vida. 

Para se tornar uma pessoa mais produtiva não é tão difícil, mas exige uma certa dose de sacrifício. Alguns hábitos que devem ser cortados são:


– Evite checar o celular a todo momento. Quando estiver fazendo qualquer atividade, concentre-se e faça com atenção. Seja responder a um email ou conversar com um amigo. Esteja presente e focado. 


- Não tente ser multitarefas. Concentre-se em uma atividade de cada vez. Não adianta começar muitas coisas ao mesmo tempo e acabar fazendo tudo pela metade. 


- Deixar para decidir na hora o que irá fazer pode te fazer perder tempo. Dedique 10 minutos do seu dia para planejar sua agenda diária. A organização te ajudará a cumprir mais facilmente seus compromissos, metas e objetivos.


– Não pule as tarefas mais simples. Se aparecer uma tarefa inesperada no meio do dia que demanda até 2 minutos para ser feita, faça. Se levar mais tempo, tente encaixá-la em outro horário.


– Não diga sim para tudo. Em determinados momentos o não é extremamente. É muito importante impor limites para não acabar acumulando tarefas e deixar de fazer o que estava planejado apenas porque você se sentiu mal em falar não.


– Distribua sua energia ao longo do dia. Ela é que comandará sua motivação no decorrer do dia. O ideal é começar o dia com atividade física. Vai te dar mais pique para continuar as atividades. Outra dica é organizar de acordo com sua rotina de produtividade. Aproveite seus picos de produtividade. Aproveite a variação de energia para fazer as tarefas adequadas. Como? Lembre-se do planejamento.


– Não sofra pelo que não conseguiu fazer. Lamentar por essas atividades não vai te ajudar em nada. Foque em tudo o que foi feito, pense em tudo o que deu certo no seu dia. Isso ajuda a ter uma noite de sono com mais qualidade, pois você se sentirá mais realizado. 


– Descansar é primordial. Ser produtivo não quer dizer realizar tarefas desde a hora que acordou até se deitar para dormir. Pessoas produtivas sabem que uma pausa é renovadora. Em vez de se distrair, foque na atividade que deve ser finalizada. Ao terminá-la, pare um pouco, tome um ar e faça uma reflexão antes de começar uma nova tarefa. O ideal é que a pausa aconteça a cada 90 minutos. 


- Escutar suas músicas preferidas ajudam a manter o foco. Um estudo envolvendo especialistas em tecnologia da informação apontou que, aqueles que ouviam música no trabalho, faziam suas tarefas mais rapidamente e tinham ideias melhores do que aqueles que não escutavam músicas. Isso acontece porque sons melodiosos liberam dopamina, um hormônio ligado a prazer.

- Ter um bom hobby com certeza fará seu trabalho melhorar. Todos devem, nos momentos de lazer, fazer alguma coisa que traga prazer e relaxamento, além de manter o cérebro funcionando. Ler, praticar esportes, aulas de música ou outras atividades vão fazer você se revigorar, esquecer dos problemas, manter sua cabeça funcionando e, com esse conjunto, elevar sua produção. O seu hobby pode inclusive lhe trazer boas ideias que ajudarão no trabalho.


- Alimentação saudável é outra estratégia. Especialmente durante o trabalho, não consuma muito café, pois além de poder provocar dor de cabeça, quando consumido em excesso, ele pode te deixar agitado demais e incapaz de se concentrar. Beba muita água, pois um corpo hidratado raciocina melhor. Também prefira consumir frutas e alimentos ricos em fibras e proteínas. Comidas pesadas exigem muito tempo de digestão e isso consome energia do organismo — energia que influencia na forma com que você trabalha.


- Não seja perfeccionista demais. Buscar sempre fazer o seu melhor é importante, mas essa meta não pode se tornar uma obsessão. Um trabalho não deve ser descartado só porque não ficou completamente perfeito. Não se desapegue da qualidade de um resultado, faça o melhor que puder, mas não deixe isso ser além do saudável e prejudicar a realização das atividades. O perfeccionismo deve fazê-lo melhorar algo, e não apenas apontar o que está errado.


Mudando esses hábitos em sua rotina, você com certeza perceberá que o dia a dia não será mais o mesmo. 

42 99937 9249

Contato - Informações

E-mail:
contato@tecacomunicacao.com
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 9h as 18h